Ensino Superior com Paixão e Inovação!
Joomla Slide Menu by DART Creations
Grupo Pedago
Quinta, 14 Janeiro 2010 18:03

O Grupo Pedago prossegue em Portugal os seus objetivos através de três entidades instituidoras, a Pedago - Sociedade de Empreendimentos Pedagógicos, a Pedagotur e a Edições Pedago, todas distintas quanto ao objeto.

1. Pedago - Sociedade de Empreendimentos Pedagógicos, Lda.

A PEDAGO é a maior unidade de serviços e o segundo maior empregador do concelho de Odivelas, com cerca de 300 colaboradores. É também uma das maiores instituições de ensino privado do país, com cerca de 2500 alunos.

Ao longo dos seus 40 anos de existência formou muitos milhares de pessoas, havendo casos em que três gerações de uma mesma família se sentaram nos bancos da mesma escola, em Odivelas.

Há também casos de alunos que ingressaram na creche com três meses e concluíram os seus cursos superiores, através de todo um percurso desenvolvido nos estabelecimentos da PEDAGO.

Estas são duas curiosidades daquilo que é um projeto único em Portugal - uma instituição de ensino particular que abrange os vários níveis de ensino, desde a creche até aos cursos superiores.

Atualmente, a Pedago é a entidade instituidora dos seguintes Estabelecimentos de Ensino:

Instituto Superior de Ciências Educativas

Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro

Instituto de Ciências Educativas

Externato Pica-Pau

2. Pedagotur, lda

Atualmente, a Pedagotur, gere a Quinta da Montanha.

A Quinta da Montanha - Parque Temático e Pedagógico é um espaço de 10 hectares situado nos limites do Lobo Ibérico e da Tapada de Mafra.

Este projeto tem como principais objetivos ser um espaço de educação não formal e uma experiência inovadora no desenvolvimento curricular.

A Quinta da Montanha está assente numa estrutura técnico-pedagógica de reconhecida experiência, constituída por uma equipa multidisciplinar de docentes e técnicos especializados.

A Quinta da Montanha propõe atividades organizadas para escolas, grupos e empresas durante a semana. No fim-de-semana as atividades serão mais orientadas para a família e público em geral.

Imagine-se a trabalhar o barro; a fazer pão e o queijo; a conhecer as rochas, as árvores e as plantas; a realizar os trabalhos da horta, do pomar ou da estufa; a ordenhar uma cabra ou ainda a amamentar a biberão um bezerro que acabou de nascer. Agora misture estas atividades com a adrenalina dos desportos aventura e o acampar com o uivar dos lobos. Existem também campos de férias e programas de intercâmbio propícios a novas amizades.

A Quinta da Montanha é tudo isto: momentos, pessoas. Sentir, cheirar e tocar a natureza de uma forma lúdica e pedagógica.

O H2OVITA - Health Club localizado na Serra da Amoreira, Odivelas, Ramada. Dispõe de um espaço intimista, onde poderá usufruir de diversas atividades físicas que lhe proporcionarão bem-estar, saúde, qualidade de vida e vitalidade.

Tem como missão, a prestação de serviços na área do exercício e saúde, procurando assegurar um programa de atividade física, seguro, personalizado e eficaz, seguindo uma metodologia apoiada por organizações internacionais.

Os seus valores são:

›› Qualidade de serviço;

›› Formação académica;

›› Metodologia de trabalho coerente e eficaz;

›› Aposta em grupos homogéneos (aulas estruturadas por níveis, por objetivos, por faixa etária) e populações especiais (seniores, natação adaptada, motricidade infantil);

›› Equipa jovem e dinâmica;

›› Aposta na capacidade de relação dos recursos humanos;

3. Edições Pedago, Lda.

Atualmente, a Edições Pedago, assume como missão editar, promover e divulgar obras de elevada qualidade - independentemente dos suportes de divulgação - promovendo a informação e o conhecimento, em sentido restrito, junto da comunidade educativa e científica e, em sentido lato, junto de toda a sociedade.

Procura garantir a independência e credibilidade dos conteúdos que edita, através da coerência exigência do seu funcionamento, assegurando a relevância cultural, social, técnica e cientifica das suas edições.

Para a idoneidade de critérios na prossecução dos seus objetivos, muito contribui a atividade da sua Comissão Editorial, um órgão fundamental de natureza consultiva e avaliativa integrado por reputadas personalidades nacionais e internacionais.

4. Universidade Sénior de Odivelas

Baseada num modelo organizativo de inspiração Britânica, a Universidade Sénior de Odivelas constituiu-se, em 2006, como uma associação sem fins lucrativos – Associação Sénior de Odivelas –, procurando organizar-se funcionalmente pelo estabelecimento de protocolos com a Câmara Municipal de Odivelas e com entidades privadas significativas no concelho, no que concerne à dinâmica educativa – destas.

Releva-se a importância da parceria com o Grupo Pedago, entidade instituidora do Instituto Superior de Ciências Educativas, única instituição de Ensino Superior do concelho, e cuja vocação formativa se centra na área educativa (formação de Educadores para diversos níveis de ensino, de Animadores Culturais e de Educadores Sociais, entre outras áreas).

Integrada na área geográfica do Concelho de Odivelas, a Associação Sénior de Odivelas surge da vontade dos seus associados fundadores em colaborar, com o seu know-how em Educação, na dinamização intelectual, social, física e cultural da população sénior do Concelho, apoiando uma intervenção continuada de aumento da qualidade de vida deste extrato populacional.

Fazendo Odivelas parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras, uma ação concertada especificamente dirigida aos seniores do Concelho assume-se como muito pertinente, dentro de um discurso de formação ao longo da vida, constituído como um dos princípios estabelecidos pela Carta das Cidades Educadoras.

A Universidade Sénior de Odivelas assume uma vocação pluralista e tem por objetivo promover atividades de envolvimento intelectual e físico para os seniores do concelho de Odivelas, pretendendo contribuir para a atualização de conhecimentos, para a criação e manutenção de relações sociais e culturais e para o desenvolvimento de investigação gerontológica interdisciplinar e interuniversitária. Entenda-se como Sénior, e de acordo com a definição assumida pela União Europeia, o cidadão maior de 50 anos de idade.

A Universidade Sénior de Odivelas encontra-se no quarto ano de funcionamento.

As ofertas formativas são bastante diversificadas, contemplando: Cursos; Visitas Culturais; Tertúlias; Palestras e Congressos.

Valorizando a experiência acumulada e as áreas de vida profissional dos seus «alunos», a Universidade Sénior de Odivelas encontrará os seus «docentes» preferencialmente no seio dos associados, sendo que um formando em frequência de um conjunto de disciplinas poderá ser, em simultâneo, docente de uma outra.

O conhecimento será transmitido numa linguagem acessível a todos de modo a situar no espaço e no tempo o valor constituído pela experiência adquirida pelos alunos durante o desempenho das suas atividades profissionais.

Todas as iniciativas não disciplinares (Tertúlias, Congressos) serão realizadas por personalidades de reconhecida competência académica e profissional e de elevado sentido ético, recrutadas de entre os parceiros e entidades apoiantes da Universidade.

Actualizado em Segunda, 11 Maio 2015 14:03
 

copyright © 2017 ISCE powered by digisource